EST/UEA abre portas de laboratórios e promove cursos de inovação durante Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Governo do Amazonas inicia, a partir desta quarta-feira (16/10), as atividades da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA). Serão três dias de programação na sede da instituição, localizada na avenida Darcy Vargas, 1.200, bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus.

A SNCT é organizada nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem a finalidade de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades voltados para a Ciência e Tecnologia. No Amazonas, as ações do evento são coordenadas por meio da UEA.

Na EST/UEA, a SNCT terá palestras, cursos, oficinas e laboratórios abertos tanto para a comunidade acadêmica quanto para alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino. O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, destaca a importância da semana para aproximar a produção de ciência e inovação das pessoas.

“Na UEA, valorizamos a produção de conhecimento científico. Acreditamos que esse é o caminho para uma sociedade mais desenvolvida e próspera. Por meio da SNCT, será possível fazer com que alunos do ensino fundamental e médio, em especial, tenham contato direto com iniciativas que possuem um alto potencial de inovação”, explicou.

Programação

A cerimônia de abertura da SNCT na EST/UEA está programada para iniciar às 15h, no auditório do Bloco C, com uma palestra sobre Tecnologias Sociais, proferida pelo diretor da escola, Prof. Dr. Jucimar Maia Júnior. O diretor explica que o evento colabora, também, para a formação dos alunos.

“A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma oportunidade para os alunos da EST divulgarem seus trabalhos e conhecerem o que a Escola produz de ciência e tecnologia. Teremos palestras, workshops, minicursos, mostra de trabalhos e artigos. Teremos, por exemplo, uma competição onde os alunos de Engenharia Civil vão criar estruturas com palitos de picolé e ver qual aguenta mais peso”, afirma.

Os estudantes da EST/UEA também terão acesso ao minicurso de Realidade Virtual e Aumentada e palestras sobre Game Design com introdução ao universo de criação de jogos e a aplicações de Inteligência Artificial no mercado de trabalho. Além disso, o trabalho da universidade sobre a biodiversidade amazônica estará presente nos dias do evento.

A comunidade acadêmica poderá participar, ainda, de cursos sobre análise da qualidade de água dos igarapés, de uma palestra sobre as variações climáticas na Amazônia, e de um workshop sobre o impacto do desflorestamento na duração das estações seca e chuvosa no bioma amazônico brasileiro.

A programação completa da SNCT 2024 pode ser conferida no perfil da EST/UEA no Instagram (@ueaest).

Socialização do conhecimento

No último dia do evento, a EST/UEA abrirá as portas dos laboratórios para estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Tempo Integral Maria do Céu Vaz D’Oliveira, do bairro Colônia Terra Nova, zona norte da capital, que também poderão participar de atividades voltadas à mostra de jogos educacionais e exposições de trabalhos de iniciação científica.

“A educação superior é a forma mais segura de ter uma boa renda quando adulto. Os alunos do Ensino Médio terão a oportunidade de conhecer a melhor escolha de Engenharia e Tecnologia da região Norte, seus os laboratórios e toda a infraestrutura dos projetos de PD&I. Quem sabe daí não surja uma nova turma de engenheiros”, declara Jucimar Maia Júnior.