A esposa do presidente, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, expressou seus parabéns à Claudia Sheinbaum, eleita como a primeira mulher presidente do México no último domingo (2). Ao desejar sucesso à nova líder, Janja ressaltou que o resultado eleitoral marca um “novo capítulo” que inspira e fortalece a luta por uma maior participação feminina na política.
Em uma postagem feita no X nesta segunda-feira (3), Janja comemorou a notícia, destacando o percurso de Sheinbaum, que é cientista e política, com mais de 20 anos de experiência na implementação de políticas públicas, especialmente na área de Engenharia Ambiental.
Até o momento da publicação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não havia se pronunciado sobre o assunto. Janja ressaltou os desafios enfrentados por Sheinbaum durante o processo eleitoral, mas enfatizou sua vitória significativa e sua determinação em lidar com questões como a pobreza e a violência no México, contando com a confiança do povo.
A primeira-dama também destacou a importância do México na América Latina, mencionando sua rica história de luta, especialmente das mulheres mexicanas. Ela considerou esse novo capítulo como uma fonte de inspiração e fortalecimento para a luta por uma maior representação feminina na política.
Janja concluiu sua mensagem com um vibrante “Viva a democracia!”.