EXCLUSIVO! Após divulgação de áudios sobre cargos fantasmas, deputada do AM tenta descredibilizar denúncia para “proteger” candidatura do marido; ouça

Nesta quarta-feira (7), nossa equipe de reportagem obteve com exclusividade áudios de uma conversa de Alex Júnior, que se identifica como suposto assessor da deputada Joana Darc e de seu marido, Aldenor Lima. Nos áudios, Alex negocia cargos fantasmas em nome da parlamentar para que blogs na cidade falem bem de Aldenor, que é pré-candidato a vereador em Manaus neste ano.

Joana Darc está trabalhando intensamente na imagem do marido, Aldenor Lima, formado em Veterinária e em busca de uma das 41 vagas na Câmara Municipal de Manaus (CMM) pelos próximos quatro anos. Joana, que deixou a CMM e está no segundo mandato como deputada, chegou a enviar Aldenor ao Rio Grande do Sul para ajudar no resgate de animais vítimas das enchentes. Todo o processo foi devidamente filmado e postado nas redes sociais.

Alex, que também é dono da página Fuxiquei AM, se diz colecionador de armas e já foi condenado a três anos de prisão e multado por portar um revólver .38 em um camarote de festa em Manaus. Nos áudios, ele expõe uma prática que pode ser enquadrada nos crimes de peculato e improbidade administrativa.

Nos bastidores, circulou a informação de que a equipe de Joana acreditava que o “Repórter de Milhões” teria trazido à tona a denúncia. Alex, em suas declarações, afirma: “Não precisa trabalhar, no máximo assinar o ponto. Ganho 7 mil há 7 anos, não precisa sair de casa, é tudo de casa. Não precisa trabalhar. Não precisa pisar na ALEAM. ‘Funcionário Laranja’, não é fantasma.” Ele se intitula braço direito de Joana e assessor de Aldenor, para quem faz campanha nas redes sociais.

Alex também afirma que reúne um grupo de blogs para “fazer campanha para o marido dela” e oferece até assessoria jurídica para abrir CNPJ. Enquanto isso, Joana Darc tenta desmerecer a gravidade da denúncia para não manchar a candidatura do marido, Aldenor Lima, que se lança vereador no pleito deste ano.

Informações de bastidores indicam que esse tipo de ato já foi praticado por Joana em sua última campanha eleitoral e agora ela tenta repetir na campanha do marido. Joana Darc estaria ameaçando todos que realizaram a denúncia por meio da Delegacia de Crimes Cibernéticos, descredibilizando os fatos expostos pela imprensa.

Aldenor declarou: “Sou pré-candidato a vereador de Manaus e darei meu melhor nessa nova missão! Em 2016, fui candidato a vereador e tive 497 votos. Lá no partido, em plena campanha, conheci uma jovem que falava da causa animal com tanto amor que me fez desistir da minha própria campanha para ajudar na dela. Ela foi eleita com uma diferença de apenas 60 votos e, talvez, se eu não tivesse ajudado, ela não teria sido eleita e estaria fora da política.”

A denúncia deve ser devidamente apurada pelos órgãos competentes para verificar a veracidade dos fatos, uma vez que a parlamentar, ao invés de contestar de forma adequada, tem acusado tudo de “fake news”.

Ouça: