
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou na manhã deste domingo (15) o Centro de Emergência Regional (CER) do Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF), localizado em Jacarepaguá, na zona sudoeste do Rio de Janeiro. A nova unidade, que integra a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece atendimento gratuito à população.
O hospital, que pertence à rede federal, terá sua gestão compartilhada com a prefeitura do Rio de Janeiro, conforme acordo de cooperação técnica firmado em dezembro de 2024. O governo federal destinou um investimento de mais de R$ 114 milhões para a recuperação da unidade e a ampliação de sua capacidade de atendimento.
Cardoso Fontes: referência em tratamentos de alta complexidade
O Hospital Federal Cardoso Fontes é reconhecido como centro de referência em diversas especialidades, incluindo fisioterapia oncológica, ginecologia, nefrologia, pneumologia e urologia. A unidade também é especializada no tratamento de insuficiência renal em crianças.
A instituição realiza atendimentos de alta complexidade, que demandam tecnologia avançada e equipes multidisciplinares especializadas, além de procedimentos de média complexidade, como exames, diagnósticos, terapias e cirurgias específicas.
História e legado da unidade
Inaugurado em 1945 pelo presidente Getúlio Vargas, o Hospital Federal Cardoso Fontes leva o nome do médico Antônio Cardoso Fontes (1879-1943). Fontes foi um renomado pesquisador do bacilo da tuberculose e teve uma importante atuação na Fundação Oswaldo Cruz.
Com informações da Agência Brasil







