Carnaval na Floresta 2026: fiscalização em Manaus aponta irregularidades em blocos e bandas

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou uma Central Integrada de Fiscalização (CIF) neste domingo (15/02) focada em oito bandas e blocos de carnaval nas zonas sul e centro-sul de Manaus. Durante a operação, quatro eventos foram autuados por apresentarem irregularidades na documentação exigida para a realização das festividades.

Irregularidades encontradas

Uma banda foi notificada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) por não cumprir a quantidade mínima de bombeiros civis estipulada. Outra banda também recebeu notificação dos bombeiros pela ausência de documentação obrigatória junto ao órgão.

Adicionalmente, duas bandas foram autuadas pela Visa Manaus devido à falta do documento emitido pela Vigilância Sanitária Municipal.

Importância da regularização

O delegado Gesson Aguiar, coordenador da CIF, destacou que o objetivo da operação é garantir a segurança dos foliões, com a participação de diversos órgãos como a Semmas (questão ambiental) e polícias para o policiamento.

Herbert Souza, responsável por um bloco na zona sul, ressaltou a importância da organização prévia e da posse de todos os documentos. “É importante ter todos os documentos porque é uma maneira do bloco se resguardar para qualquer outra eventualidade, porque pode acontecer algo e acabar prejudicando o próprio bloco. Então a nossa organização faz questão de ter todas as documentações necessárias”, explicou.

Com informações da assessoria