Amon Mandel faz vídeo usando celular e sem cinto de segurança, enquanto dirigia em Manaus; infrações de trânsito gravíssimas

O candidato a prefeito de Manaus e deputado federal Amom Mandel postou em suas redes sociais, nesta quarta-feira (21/08), uma infração de trânsito, considerada grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quando se encaminhava para visitar uma fábrica do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Ao se deslocar para a fábrica, no banco de passageiro dianteiro, Amom fez um vídeo-selfie, sem utilizar o cinto de segurança, afirmando aos seus seguidores que deixaria o celular em um saco com um lacre do lado no momento em que iniciasse a visita na fábrica.

Ao adentrar a parte do estacionamento da empresa, é possível ver Amom ainda sem o item essencial na segurança tanto de motoristas quanto de passageiros dos veículos de quatro rodas.

Assista ao vídeo:

Pena

Atualmente, é dever do condutor cobrar o uso do cinto de segurança de todos os ocupantes do veículo.

Segundo o CTB, em seu Art. 167, deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança, conforme previsto no art. 65: Infração – grave; Penalidade – multa; Medida administrativa – retenção do veículo até colocação do cinto pelo infrator.

A multa é no valor de R$ 195,23 e mais cinco pontos na carteira de habilitação do motorista.

Em 2022, o ex-presidente da República Jair Bolsonaro sancionou o Projeto de Lei (PL) que proíbe promover ou incentivar infrações de trânsito na internet.

A multa para quem desobedecer a nova lei será de R$ 2.934,70, que equivale ao valor de uma infração de natureza gravíssima multiplicada por dez. Trata-se de uma das multas mais caras do Brasil.