A candidata à prefeita do município de Parintins, Michele Vadares, que é ex-esposa do atual prefeito, Frank Bi Garcia, entrou, nesta semana, com pedido na justiça eleitoral (processo 0600625-16.2024.6.04.0004 – tutela cautelar antecedente) para barrar a obra do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) na cidade, onde a população sofre com a precariedade no saneamento por conta dos poços contaminados por metais pesados e são administrados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), administrado pela Prefeitura de Parintins.
No último dia 16 de setembro, foi assinada a ordem de serviço para o início das obras do Prosai em Parintins. O programa do Governo do Amazonas vai solucionar, definitivamente, o problema da qualidade da água da cidade, que será 100% tratada e elevará para 25% a cobertura de rede de esgoto. Além de ser um marco na história do município em relação à saúde pública, o Prosai vai ajudar também com a geração de emprego e renda no município.
Além de querer barrar o início das obras, solicitando que elas só sejam iniciadas após as eleições, a candidata Michele também havia pedido para que nem mesmo o lançamento do programa fosse feito, atrasando ainda mais o início dos serviços na cidade e os benefícios que a obra trará para a população.
O que se observa é que os interesses eleitorais de Michele, claramente orquestrados por Bi Garcia, estão acima do bem-estar e da qualidade de vida da população que ela tanto diz, em suas ações de campanha, que sempre amparou, quando foi secretária de assistência social de Parintins.
Diante da triste realidade que os moradores da Ilha vivem há tanto tempo, é incoerente a postura de quem pleiteia ser representante do povo e age de forma contraditória aos anseios e necessidades de seus eleitores. Diariamente, famílias, crianças e idosos adquirem doenças em razão da água, o que compromete o presente e o futuro da população de um dos municípios amazonenses mais expressivos no cenário da cultura nacional e internacional.
Benefícios do Prosai para a população
O Prosai Parintins é um programa estadual com financiamento do BID. O investimento total é de U$ 87,5 milhões, sendo US$ 70 milhões financiados pelo BID, mais U$ 17,5 milhões de contrapartida do Governo Estadual. O objetivo das intervenções é solucionar problemas ambientais, urbanísticos e sociais no município.
O programa vai promover a requalificação urbanística no entorno da Lagoa da Francesa, abrangendo seis bairros. Além das obras de saneamento básico, serão reassentadas 832 famílias, cerca 4,1 mil pessoas que vivem em áreas de risco de alagamento, em 504 unidades habitacionais ou outras soluções de moradia segundo o perfil dos beneficiários.
Pelo Prosai, o planejamento de obras inclui ainda a construção de um novo mercado, parques urbanos, praças, ciclovias, playground, quadras poliesportivas, quiosques, um Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) e o Centro de Qualificação da Mulher Parintinense.