Após 17 anos, a Grande Família é campeã do Carnaval de Manaus 2026

A escola de samba A Grande Família sagrou-se campeã do Grupo Especial do Carnaval de Manaus em 2026, encerrando um jejum de 17 anos. A agremiação obteve a pontuação máxima de 269,4 pontos na apuração realizada nesta segunda-feira (16/02) no Sambódromo de Manaus.

Um carnaval de festa junina na avenida

Com o enredo “Maracanaú: o Galo Faceiro e o Chamado de São João”, a Gigante da Zona Leste homenageou o São João do Nordeste brasileiro, transformando a passarela em uma grande festa junina. A vitória foi celebrada com emoção pelos integrantes da escola.

“Estamos aqui e vamos comemorar, porque a gente precisa desse momento. Foi muita gente colocando obstáculos, mas conseguimos colocar essa escola na avenida e ser campeões neste carnaval. A diferença da Grande Família foi a emoção”, declarou Jorge Granjeiro, vice-presidente da escola, dedicando o título à comunidade.

Outras escolas no pódio

A segunda colocação ficou com a escola Vitória Régia, que somou 269,2 pontos com o enredo “O filho da ilha que encanta o Amazonas”. A agremiação, que enfrentou dificuldades, foi elogiada pelo presidente Aluizio Junior pelo esforço e crescimento.

Completando o pódio, a Andanças de Ciganos celebrou seus 50 anos de existência com o terceiro lugar e 268,5 pontos, apresentando o enredo “Os ciganos contam suas andanças: 50 anos de história”.

Resultados completos do Grupo Especial 2026:

  • 1º Lugar: GRCES A Grande Família – 269,4 pontos
  • 2º Lugar: GRES Vitória Régia – 269,2 pontos
  • 3º Lugar: GSRES Andanças de Ciganos – 268,5 pontos
  • 4º Lugar: GRES Reino Unido da Liberdade – 268,5 pontos
  • 5º Lugar: GRES Mocidade Independente de Aparecida – 267 pontos
  • 6º Lugar: GRES Vila da Barra – 266,3 pontos
  • 7º Lugar: GRES Unidos do Alvorada – 266,2 pontos
  • 8º Lugar: GRCES Presidente Vargas – 266,1 pontos

O secretário de Cultura, Caio André, destacou o sucesso da festa e o envolvimento popular. “Mostra que o povo amazonense continua e sempre será apaixonado pelo carnaval, pelas suas escolas de samba e pela nossa cultura. As escolas de samba fizeram algo grandioso, histórico”, afirmou.

Com informações da assessoria