‘Coronel de barranco’: David Almeida novamente é grosseiro com jornalistas

Na noite desta segunda-feira (03/06), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), novamente demonstrou como age ao ser contrariado com perguntas formuladas por jornalistas manauaras. O gestor destratou profissionais da imprensa durante o lançamento da sua pré-candidatura à reeleição, no bairro onde morou, o Morro da Liberdade, zona sul de Manaus.

Questionado por um repórter do Diário do Amazonas sobre o motivo de lançar a pré-campanha no Morro da Liberdade quatro anos depois e não na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, onde o prefeito tem um apartamento de luxo, David ficou irritado e respondeu de forma grosseira ao jornalista. “Eu vou dar oportunidade para alguém com mais Q.I. fazer uma pergunta”, disse, recebendo apoio de correligionários que aplaudiram a ação destemperada do prefeito.

Ainda no mesmo local do evento, uma outra jornalista, do mesmo jornal, foi impedida de perguntar ao prefeito sobre o porquê de o secretário Sabá Reis permanecer como titular da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), mesmo sendo investigado pela Polícia Federal. O microfone foi retirado das mãos da jornalista, que não pôde fazer a pergunta ao prefeito.

David já chegou a ingressar com mais de dez processos na Justiça do Amazonas durante a mandato como prefeito de Manaus. David não gosta de ser contrariado. Jornalistas e blogueiros são os alvos preferidos do político. Hoje, tramita apenas um no primeiro grau do Tribunal de Justiça.

Arrogante

Não é de hoje que David Almeida é arrogante e grosseiro ao ser questionado por jornalistas. Em outubro de 2022, David Almeida se irritou com um repórter do Portal Radar Amazônico e acusou o profissional de fazer “jornalismo de bodó”.

O prefeito ficou irritado quando foi perguntado sobre um suposto acordo feito por ele e por seu vice durante as eleições de 2020 com uma facção criminosa.

No dia 7 de outubro de 2021, o prefeito de Manaus (AM), David Almeida (Avante), reagiu com hostilidade ao ser interpelado por uma repórter do portal Amazonas 1 sobre suspeitas de irregularidades na distribuição de apartamentos destinados a famílias de baixa renda, na capital amazonense. Naquela época, familiares da filha do prefeito foram beneficiados com os imóveis.

“Com o portal de vocês, eu não falo”, disse o prefeito. “Você está sendo usada. A sua chefe quer extorquir a prefeitura, e eu não vou servir à extorsão deles. O chefe do seu blog quer extorquir o povo de Manaus […]. Eles querem tirar R$ 160 mil por mês da prefeitura. Isso é roubo”, acusou o prefeito.

Em 2020, David Almeida ameaçou “dar porrada” no marqueteiro, na época, do ex-governador Amazonino Mendes. David xingou o marqueteiro e ainda ameaçou que ele não sairia da capital amazonense, caso fosse divulgado o vídeo que mostrava David Almeida completamente destemperado. Chamou o ex-governador com palavras de baixo calão.