
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMA) localizou, nesta segunda-feira (16/02), o corpo de um homem de 39 anos, terceira vítima fatal do naufrágio da lancha Lima de Abreu XV, ocorrido na última sexta-feira (13/02). A vítima foi reconhecida por familiares e aguarda liberação do Instituto Médico Legal (IML). O corpo foi encontrado a cerca de três quilômetros do local do naufrágio, na região do Encontro das Águas.
Inicialmente, o Corpo de Bombeiros trabalhava com sete desaparecidos. Após a confirmação da terceira vítima fatal, o número de desaparecidos foi atualizado para cinco pessoas. Duas vítimas fatais já haviam sido confirmadas anteriormente: uma criança de três anos e uma jovem de 22 anos. Outros 71 passageiros foram resgatados com vida.
As buscas pelos cinco desaparecidos foram encerradas na noite desta segunda-feira e serão retomadas na manhã de terça-feira (17/02). Uma força-tarefa montada pelo Governo do Estado ampliou a área de varredura para mais de 120 quilômetros rio abaixo, contando com 88 bombeiros, 25 mergulhadores, 15 embarcações, drones, um helicóptero e três sonares.
Complexidade das operações de busca
O comandante-geral do CBMAM, coronel, destacou a complexidade da operação, que envolve fatores como rios com diferentes temperaturas e densidades de água, correntes de arrasto e condições meteorológicas adversas. Equipes de busca se estendem até a região de Calzonia, próximo a Itacoatiara, e unidades de Itacoatiara e Parintins também atuam na operação.
Apoio a sobreviventes e familiares
A força-tarefa conta com o apoio de diversos órgãos estaduais, incluindo Defesa Civil, Secretarias de Assistência Social, Saúde, Segurança Pública, Polícia Militar e Polícia Civil. O Governo do Amazonas também oferece atendimento psicossocial aos sobreviventes e familiares das vítimas. Sobreviventes que necessitaram de atendimento médico na capital já receberam alta.
Para atendimento psicológico, o contato é (92) 99489 8454. Na capital, o atendimento é feito no Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam). No interior, o serviço de Telessaúde será utilizado. A Secretaria de Segurança Pública oferecerá atendimento prioritário para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para as vítimas a partir de quinta-feira (19/02).
Com informações da assessoria







