Paula Litaiff é indicada para o prêmio 100+ jornalistas admirados do Brasil

A jornalista amazonense Paula Litaiff, diretora da Revista Cenarium, foi indicada para o prêmio dos 100+ Admirados Jornalistas Brasileiros, promovido pelo Portal dos Jornalistas e pelo tradicional informativo Jornalistas&Cia, que completa 30 anos em 2025.

A premiação é considerada uma das mais respeitadas do jornalismo nacional e busca reconhecer profissionais que se destacam pela credibilidade, relevância e impacto em suas atuações nas diversas plataformas de comunicação do país. Veja a lista completa em www.portaldosjornalistas.com.br.

Mais de 2.300 jornalistas foram selecionados por profissionais de redação, assessorias de imprensa, agências de comunicação, freelances e mídia em geral em todo o Brasil.

A seleção resultou em uma lista de indicados com nomes de destaque, que agora participam do segundo turno de votação, entre os dias 29 de julho e 11 de agosto, quando o público poderá ranquear seus cinco preferidos. A pontuação é progressiva: os votos vão de 100 a 50 pontos, dependendo da ordem de escolha.

A premiação também anunciará os TOP 10 +Admirados Jornalistas do Brasil em 2025, além dos cinco campeões regionais, reafirmando o compromisso da organização com a diversidade de vozes e a valorização das produções jornalísticas de todas as regiões. Na edição deste ano, o Sudeste lidera em número de indicações (195), seguido por Centro-Oeste (20), Sul (9), norte (7) e nordeste (4). Outros oito jornalistas atuantes fora do Brasil e sete com atuação independente também figuram entre os finalistas.

Paula Litaiff é conhecida nacionalmente por seu trabalho à frente da gestão da Rede Cenarium [formada por uma revista eletrônica, revista impressa, agência de notícias e TV Web] veículo sediado na Amazônia que se notabilizou pela produção de conteúdo socioambiental, cobertura dos povos tradicionais, direitos humanos, além de reportagens investigativas e jornalismo de dados.

Sua presença na lista não apenas reforça a importância de uma imprensa regional forte, mas também simboliza a resistência de vozes jornalísticas da Amazônia diante da desigualdade de visibilidade entre as regiões brasileiras.

Segundo o idealizador da premiação, jornalista Edu César, criador do Jornalistas&Cia e do Portal dos Jornalistas, o objetivo da premiação é “destacar nomes que, ao longo do tempo, têm feito a diferença no jornalismo brasileiro — seja com reportagens de impacto, compromisso ético, inovação ou coragem em contextos desafiadores”. A presença de Litaiff, mulher, amazônida e diretora de uma redação formada majoritariamente por jornalistas da região Norte, é vista como um marco para o jornalismo produzido fora dos grandes centros.

A votação da segunda fase é aberta ao público e pode ser realizada diretamente no site do Portal dos Jornalistas. Para facilitar o processo e garantir a democratização da escolha, os organizadores disponibilizaram fotos e perfis dos finalistas, além de um tutorial detalhado de votação, ampliando a participação de leitores, profissionais da imprensa e acadêmicos de todo o país.

Vote aqui.

https://pesquisa.portaldosjornalistas.com.br/pesquisa/100-admirados-jornalistas-brasileiros-2025-2o