
A Prefeitura de Itacoatiara, por meio da Secretaria Municipal de Produção, Abastecimento e Políticas Fundiárias, esteve na manhã desta segunda-feira (12/08) em Manaus, onde visitou a Secretaria de Produção Rural (SEPROR) e se reuniu com a coordenadora do Núcleo de Cooperativismo e Associativismo do Setor Primário, Joyce Magalhães.
Durante o encontro, foram discutidos temas importantes para o fortalecimento das organizações sociais do setor primário, com destaque para a regulamentação de associações e cooperativas, além da capacitação sobre a elaboração de atas e estatutos.
A coordenadora do Núcleo de Cooperativismo e Associativismo enfatizou a relevância desses processos para garantir a formalização e o bom funcionamento das entidades, permitindo que elas tenham acesso a novos recursos e possam se estruturar de forma mais eficaz. A gestão municipal, por meio da Secretaria de Produção, Abastecimento e Políticas Fundiárias, reiterou seu compromisso em apoiar as associações e cooperativas, buscando sempre o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade do produtor rural.
Além disso, foi abordada a questão dos editais do governo do estado, que estão previstos para atender as associações locais, oferecendo mais oportunidades de crescimento e investimentos no setor primário. A secretaria se comprometeu a seguir trabalhando em parceria com a SEPROR, oferecendo suporte e orientações para facilitar a participação dos grupos locais nesses processos.
A Secretária Executiva da pasta, Lorena Leal, destacou a importância dessa organização para o município de Itacoatiara. “É muito importante essa organização de associações e cooperativas para o município de Itacoatiara. Nós já trabalhamos com mais de 30 associações organizadas através da Prefeitura Municipal de Itacoatiara, e visamos atuar ainda mais nesse ano de 2025. Até o final do ano, queremos alcançar a meta de 35 associações regularizadas, aptas a acessar as políticas públicas”, afirmou.
Ela complementou: “Quando capacitamos um grupo de produtores, para que eles tenham conhecimento do que é o associativismo, do que é o cooperativismo e das políticas públicas que podem acessar, conseguimos criar uma identidade mais forte. Através dessa organização de produtores, conseguimos alcançar ainda mais o desenvolvimento da cadeia produtiva no município, e assim fazer com que as famílias que residem na zona rural possam ter melhorias na qualidade de vida, principalmente acessando os benefícios que estão chegando hoje, através dos editais do governo federal, estadual e também municipal.”
Lorena Leal ainda destacou que a organização das associações e cooperativas contribui para o avanço na comercialização da produção dos agricultores. “Através da organização dessas entidades, conseguimos avançar ainda mais com a venda da produção deles nos editais de comercialização da produção rural, como o PNAE, o PREME, o PAA e outros diversos editais que hoje estão disponíveis. Todo ano, temos esse chamamento público para que a compra da produção desses agricultores possa ser realizada”, concluiu.
Essa visita reforça o empenho da Prefeitura de Itacoatiara em fortalecer as iniciativas do setor primário de Itacoatiara, buscando sempre o aprimoramento das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural e à promoção da autonomia das organizações sociais no município.