
Pai atípico e legislador comprometido com a causa da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), comemorou a entrega do primeiro Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) TEA do Estado.
O CAIC Doutor José Contente, entregue nesta segunda-feira, 28/7, funciona no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, e irá atender de forma 100% gratuita crianças de até 11 anos e 6 meses de idade, de demais zonas da cidade.
Fruto de indicação do parlamentar (Requerimento nº 511/2025), o espaço de inclusão é destinado ao tratamento e acompanhamento de crianças e adolescentes com o transtorno. Este é a primeira, de três unidades previstas, que atenderá o público infantojuvenil com TEA. Cidade também destinou parte de suas emendas para a adequação dessas estruturas.
“Sem dúvida, é crucial estabelecer um objetivo social ao nosso trabalho. E implementar projetos como este é um desses meios. É imprescindível considerarmos as necessidades específicas de pessoas atípicas e criar oportunidades para que se desenvolvam. Elas só querem e precisam de suporte para que isso ocorra. Na Aleam, estamos sempre atentos a essa pauta, por isso estamos aqui comemorando essa primeira entrega e já na espera das próximas. Além disso, na Assembleia Legislativa teremos um espaço dedicado às crianças e adolescentes com TEA, onde poderemos oferecer nossa contribuição”, afirmou o presidente.
Janice Nery de Lira, mãe do Michael Cauã Nery de Lima, de 12 anos, reconheceu e agradeceu ao deputado Cidade pelo trabalho destinado às pessoas com TEA.
“Em nome das famílias e mães da zona Leste, expresso minha gratidão ao deputado Roberto Cidade por sua dedicação. Ele também é pai atípico e compreende as necessidades das nossas crianças. Agora, elas passam a receber o suporte necessário pertinho de casa. Agradeço ao deputado Roberto e ao governador
Wilson Lima, pois essa iniciativa representa uma importante proteção para as crianças e também para as famílias”, disse.
Centro de Inclusão Sensorial na Aleam
O deputado-presidente confirmou, ainda, a inauguração do Centro de Inclusão Sensorial para o segundo semestre deste ano. O espaço, que funcionará dentro das dependências do Legislativo Estadual, irá ofertar terapias e atendimentos direcionados para crianças e adolescentes com TEA e Síndrome de Down.
“Estamos concluindo as instalações do Centro Sensorial da Aleam e, ainda no segundo semestre deste ano, ele estará em funcionamento. Inicialmente, serão 200 vagas para servidores do Legislativo e seus dependentes, mas nossa expectativa é de que esse número seja ampliado, gradativamente, para o público em geral posteriormente. Esse será um trabalho social enorme. Não somos a primeira Assembleia do país com essa oferta, mas seremos a primeira da região Norte. Sabemos das dificuldades de mães e pais atípicos para oferecer os atendimentos necessários e para nós da Aleam, é motivo de muita alegria poder ter um espaço como o que teremos aqui”, declarou o deputado.
O Centro de Inclusão Sensorial irá oferecer atendimento médico ambulatorial, acompanhamento com nutricionistas, terapias ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, odontólogos e demais especialistas necessários à fisiologia da recuperação motora.